Um pouco da história do Remo
Ensina-nos a história que o remo desde os seus primórdios está repleto de episódios importantes em suas derivações,principalmente no comércio e na guerra foi de indiscutível relevância no tocante a sua utilidade.
Um faraó egípcio conseguiu organizar uma frota de 400 navios movidos a remo, que era a sua esquadra daquela época. Issomais ou menos nos anos 2000a.C. Esporte náutico popularizado com denominação de remo para mais facilmente diferenciá-lo do iatismo.
Em inglês chama-se rowing, no francês aviron e em alemão ruder. A canoagem é também uma forma esportiva a remo.
Utilizado desde que o homem começou a locomover-se sobre a água, o barco a remo foi explorado como esporte na segunda metade do século XIX. Há notícias de competições que se realizaram muito antes daquele período, como em Veneza -Itália, no distante ano de 1315 e na Inglaterra em 1715.
Foi neste último país que o remo se organizou pela primeira vez, inclusive através de clubes, de que é um exemplo o Leander Club(1817), o mais antigo de todo o mundo. Mas o esporte ganhou rumo definitivamente no ambiente universitário. As universidades de Cambrigde e Oxford adotaram-no e, em 1829, iniciaram a realização da tradicional regata que anualmente revive, no Rio Tâmisa, os primórdios do remo.
Da Inglaterra, as regatas rapidamente se espalharam para diversos países da Europa, ganhando notável impulso. As embarcações, a princípio largos e pesados, foram aperfeiçoados dentro de uma técnica que permitiu a obtenção de resultados cada vez melhores, pela rapidez com que deslizavam na água.
A evolução do esporte implicou na classificação das provas de acordo com o número de remadores, surgindo competições que variavam, como ainda hoje, de um (1) a oito (8) homens, com ou sem timoneiro (ou patrão) que é o tripulante encarregado de orientar o barco e os companheiros.
Nas Américas, o remo alcançou igualmente notável desenvolvimento, principalmente nos Estados Unidos da América, onde se tornaram famosas as regatas Poughkeepsie e as que disputavam entre as Universidades de Harvard e Yale.
O remo faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1900. O esporte obedece à norma geral das organizações esportivas, sendo controlada, no âmbito mundial pela Fédération Internacionale des Sociétés d’Aviron - FISA, com sede na Suíça. Apenas 14 (quatorze) Estados do Brasil têm Federações de Remo, a saber: Amazonas (AM), Bahia (BA), Brasília (DF), Espírito Santo (ES), Paraíba (PB), Pará (PA), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catrina (SC), São Paulo (SP) e Sergipe (SE).
Em julho de 1956, visitou o Brasil a guarnição de Universidade de Cambridge, exibindo-se vitoriosamente contra os principais barcos brasileiros. Essas Universidades voltaram a competir nos anos de 1990 (Rio de Janeiro e São Paulo), o Brasil venceu as duas competições e em 1992 (Rio de Janeiro e Vitória-ES) as universidades ganharam do Brasil. Em 1997, voltando a competir no Brasil, em Manaus, no Estado do Amazonas, foram vencidos pela equipe brasileira.
Com a evolução dos tempos os barcos de regatas foram sendo construídos com outro tipo de material, sendo as mais modernas com fibra de carbono. O preço dos barcos é bem alto, estando o mais caro em torno de R$ 50.000,00.
Na América do Sul, a Argentina e o Brasil disputam a hegemonia do remo, ambos quase no mesmo nível, havendo uma pequena vantagem para os argentinos. Nos campeonatos olímpicos nossos remadores tem apresentado um rendimento apenas discreto. A presença do elemento feminino foi assinalado em 1948.
A entidade que controla o remo no Brasil é a Confederação Brasileira de Remo e tem como filiadas os estados: Amazonas (AM), Bahia (BA), Brasília (DF), Espírito Santo (ES), Paraíba (PB), Pará (PA), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP) e Sergipe (SE).
A Confederação Brasileira de Remo foi fundada em 25/11/1977 e a sua sede é no Rio de Janeiro, estando localizada na Lagoa Rodrigo de Freitas, mas inicialmente o remo no Brasil era controlado pela Confederação Brasileira de Desportos.
As principais regatas realizavam-se nas águas fronteiras da Praia de Botafogo, com uma assistência enorme. Na Lagoa Rodrigo de Freitas já houve regatas em que o público foi estimado em 50.000 pessoas.
Os principais clubes de remo do Brasil são: Esporte Clube Vitória (BA); Clube de Natação e Regatas "Álvares Cabral e Clube de Regatas Saldanha da Gama (ES); Clube do Remo e Payssandú Sport Clube (PA); Clube Náutico Capibaribe e Sport Club do Recife (PE); Botafogo de Futebol e Regatas, Club de Regatas Vasco da Gama e Clube de Regatas do Flamengo (RJ); Sport Clube de Natal (RN); Clube de Regatas Guaíba Porto-Alegre - GPA e Grêmio Náutico União (RS); Clube Náutico América, Clube Náutico Francisco Martinelli, Clube Náutico Riachuelo e Clube de Regatas Aldo Luz (SC), Clube Esperia, Clube de Regatas Bandeirante e Sport Club Corinthians Paulista (SP).
O remo brasileiro participa assiduamente do Campeonato Sul-Americano, cuja disputa se iniciou em 1948 no Uruguay. Já em 1954 o Brasil sagrou-se campeão. Até 1945 esse Campeonato não tinha cunho oficial, pois foi só neste ano que foi fundada a Confederação Sudamericana de Remo.
O primeiro Presidente da Confederação Brasileira de Remo foi o Dr. Lon Teixeira de Menezes, eleito em 1977.
TEXTO RETIRADO DO SITE DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE REMO http://www.cbr-remo.com.br
Um pouco de Canoagem
Vamos comeÇar com tipo de remo: existem basicamente dois tipos de remo de caiaque - o com a pa "Rasmussen" e outro com pa tipo "Lendal".
Os remos tipo Rasmussen apareceram pela primeira vez no meio da decada de 80, ja em 1986 dos nove finalistas do K1 - 1000 metros no Mundial a maioria estava usando deste tipo de remo. O modelo usado da epoca, chamado "Wing" passou por algumas mudancas de design ate ganhar a aparencia atual. Os remos Rasmussen tem como principal caracteristica uma "pegada" na agua muito forte, a remada fica mais eficiente do que com remo "Lendal". Isso exige do atleta uma tecnica mais avancada e melhor condicionamento fisico para caiaque. O ponto fraco deste remo e a remada a re, desde que o remo nao foi projetado para aguentar muita forca na remada a re, por isso o remador tem que tomar muito cuidado na hora de fazer manobras, freiadas etc.
Os remos tipo "Lendal" existem em inumeras variacoes, ate os "plastiquinhos" podem ser considerados de uma delas. Este tipo e ideal para fazer manobras (tambem e o unico usado nas provas de canoagem slalom), mas a eficiencia da remada de propulsao e significamente menor do que do remo tipo "Rasmussen".
Sobre material: o mais basico e tubo de aluminio e pas de plastico, o remo fica muito pesado, as pas ficam muito flexiveis mais bem resistentes contra impacto (nas pedras etc.). Depois vem pas de fibra de vidro com tubo de aluminio, o remo fica razoavelmente leve e forte mais com resistencia das pas contra impacto menor. O mais avancado e o remo de carbono que chega a pesar menos do que metade de um remo de tubo de aluminio e pas de plastico, mas a resistencia contra impacto e mais baixa ainda.
Agora como escolher o remo? Precisa de responder tres questoes: o seu nivel de habilidade, o tipo de "terreno" que vai usar o remo e o limite do seu orcamento. Se voce for usar o remo em corredeira das dificies e o seu nivel de aperfeicoamento nao e dos mais avancados, melhor usar o remo tipo "Lendal" de plastico mesmo. Agora para remar num lugar sem corredeira, tipo lago, rio remanso, mar, dai pode usar o remo "Rasmussen", mais ainda se o seu nivel de aperfeicoamento ficou entre iniciante e intermediario. Se voce procura desempenho mesmo, dai procure um remo de carbono, com as pas ou de tipo "Lendal" para corredeira ou de "Rasmussen" para lugar mais remanso.
Pessoalmente recomendaria adquirir um remo de cada tipo e usa-los conforme for o lugar onde seria para remar. Infelizmente o remo universal mesmo nao existe, sempre voce vai ter que contar com desvantagens de um ou outro.
Como "versao de entrada" provavelmente eu recomendaria o remo "Rasmussen" com as pas de fibra de vidro e tubo de aluminio. Esse remo voce encontra novo por volta de R$ 300 e ja e um tipo de remo que voce pode encarar praticamente qualquer corrida de aventura, desde que voce toma um pouco de cuidado nas corredeiras.
Uma coisa importante: o remo nunca fica com aparencia de novo depois de um mes de uso (se nao voce nao usa o remo). Entao conta com isso quando comecar usa-lo. O primeiro risco sempre doi, mas nao faz mal. So nao deixa partir a pa no meio...
TEXTO RETIRADO DO FORUM http://www.adventuremag.com.br POSTADO POR: Vit Vanicek
CAIQUE K1 PROFISSIONAL
TEXTO RETIRADO DO SITE http://www.cbca.org.br
O que vem a ser Canoagem Velocidade?
Velocidade é uma modalidade essencialmente de competição. É praticada em rios ou lagos de águas calmas com 9 raias demarcadas nas distâncias de 1.000, 500 e 200 metros. Iniciam-se com eliminatórias que classificam os barcos semi-finalistas e finalistas.
Está presente nos Jogos Olímpicos desde Berlim, 1936.
As classes de embarcações são padronizadas pelas regras da Federação Internacional de Canoagem, conforme nos mostram as ilustrações a seguir:
• K1: Caiaque para uma pessoa. Tem o comprimento máximo de 5,20 m e o peso mínimo de 12 kg.
![Edson Isaias Freitas da Silva [BRA]](http://www.cbca.org.br/arquivos/ckfinder/images/vel1edsonsilva(1).jpg)
• K2: Caiaque para duas pessoas. Tem o comprimento máximo de 6,50 m e o peso mínimo de 18 kg.

• K4: Caiaque para quatro pessoas. Tem o comprimento máximo de 11 m e o peso mínimo de 30 kg.
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• C1: Canoa para uma pessoa Tem o comprimento máximo de 5,20 m e o peso mínimo de 16 k

Créditos Foto: Washington Alves / COB
• C2: Canoa para duas pessoas. Tem o comprimento máximo de 6,50 m e o peso mínimo de 20 kg.
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• C4: Canoa para quatro pessoas. Tem o comprimento máximo de 11 m e o peso mínimo de 50 kg.

Nos caiaques, rema-se sentado com um remo de duas pás. Na canoa, o canoísta apoia-se no assoalho da canoa com um joelho e usa remo de uma só pá.
TIPOS DE CAIQUE (KAIAK)
TIPOS DE CAIQUE (KAIAK)
Oceânico individual Millenium. É um caiaque avançado. Desenvolve uma ótima velocidade, porém não é aconselhado para iniciantes por ser considerado instável. Seu grande comprimento permite navegar em mar aberto com ondas grandes, mas possui ótima performance em lago. __________________________________________________ | |
O Turismo é um caiaque versátil. É fácil de remar e desenvolve uma ótima velocidade. Pode ser usado em Lagos, rios variados e no mar. Ideal para iniciar na canoagem, fazer travessias e passeios Possui finca-pé regulável, casco com divisórias e alça. __________________________________________________ | |
![]() | Canoa Canadense é um esporte olímpico. Este modelo alia estabilidade com boa velocidade. Ideal para passeios com a família, ou expedições. Tem lugar para dois remadores mais passageiros e carga. Possui alças para carregar e flutuadores para segurança. __________________________________________________ |
![]() | K1 Escola. É o caiaque recomendado aprender a remar K1. É bem rápido, devido ao seu casco fino. Intermediário entre um turismo e um K1 olímpico. É menos estável que um turismo, mais que um K1. Parte de trás fechada, formando um eficiente flutuador. Possui finca-pé e banco regulável e quilha para estabilidade. __________________________________________________ |
![]() | Wave é um caiaque para brincar e pequenos passeios. Muito estável e fácil de remar. Tanto o aberto como o fechado. Não desenvolve grande velocidade, e pode ser usado em rios. Também conhecido como SURF, ganhou este nome por ser projetado inicialmente para pegar ondas. Vai bem em lagos, rios e no mar. __________________________________________________ |
![]() | É o caiaque feito para a prática do CAIAQUE PÓLO. É um caiaque especializado e por isto não muito recomendado para iniciantes (a não ser que queiram jogar polo, é claro). Porém, devido a sua semelhança com o Baixo Volume, (caiaque de SLALOM), também vai bem em corredeiras. É bem manobrável, pequeno e leve. Clique para saber mais! __________________________________________________ |