segunda-feira, 11 de outubro de 2010

3ª AULA

REMO

DEFINIÇÃO:- Esporte ao ar livre, praticado por pessoas de todas as idades. Os canois são deslocados pela força de um ou mais remadores que ficam sentados de costas para a direção do barco, tendo ou não timoneiro, usando remos como alavancas.

HISTÓRIA:- Modalidade olímpica desde 1908, inicialmente era utilizado por necessidade de transportar-se sobre a água. Esse barco era feito de troncos de arvores e impulsionados por vergas, mais tarde unindo-se os troncos obtiveram a jangada e só tempos depois chegando a forma do remo conhecida hoje.

REMO NO BRASIL

ORIGEM:- Na Amazônia (séc XVII), as primeiras embarcações apareceram nos grupos indígenas. Os remadores (remeiros), devido aos aspectos fisiográficos da região, eram e são até hoje de fundamental importância pois criaram o regatão.

HISTÓRICO:- Teve seu inicio no Rio Grande do Sul no ano de 1888, por iniciativa de colonizadores alemães, ainda durante a Monarquia. Em São Paulo começou no Clube de Regatas Santista (Santos-SP) fundado em 30 de abril de 1893, realizando a primeira regata em 16 de julho de 1893.
Fundado em 1 de novembro de 1899, o Clube Espéria, foi o primeiro a introduzir a modalidade na capital paulista, e o local de treinamentos era as águas ainda limpas do rio Tietê.

REGATÃO:- Pequena canoa, que anda pelos rios e igarapés, andam de roça em roça vendendo artigos manufaturados ou realizando permutas por gêneros alimentícios.

CANOE:- Barco para iniciantes, pesa em torno de 27Kg e possui em média 7 metros de comprimento.

ACESSÓRIOS

FINCA PÉ:- Suporte ajustável aonde o atleta apóia os pés em uma espécie de sapato.

CARRINHO:- Assento de madeira ou plástico, com dois eixos de metal e quatro rolamentos de fibra que deslizam sobre o trilho permitindo o movimento de pernas da remada.

TRILHOS:- Superfície onde corre o carrinho.

BRAÇADEIRA:- Conecta a forqueta ao barco, sendo parafusado no casco.

FORQUETA:- Serve para apoiar o remo na chumaceira, tendo formato de U. Está posicionada na ponta da braçadeira.

LEME:- Peça de madeira ou fibra que articula a direção do barco.

BOLINA:- Tem a mesma função do leme, sendo que a bolina é fixa, epécie de pequena barbatana localizada na parte externa do casco.

REGULAGEM:- Ajuste de todos os dispositivos anteriores ligados ao barco, com o intuito de ajudar o remador a ficar mais a vontade e assim poder melhorar sua performance. 

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