terça-feira, 7 de dezembro de 2010

COMUNICADO

QUERIDOS ALUNOS, AS AULAS ENTRARAM EM PERÍODO DE FÉRIAS DE FINAL DE ANO DIA 17 DE DEZEMBRO DE 2010(SEXTA-FEIRA) E RETORNAM DIA 10 DE JANEIRO DE 2011(SEGUNDA-FEIRA) MANTENDO OS MESMOS DIAS E HORÁRIOS.
QUALQUER DUVIDA NOS ENVIE UMA MENSAGEM NO ORKUT OU UM E-MAIL
navegarifaina@rocketmail.com

BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO!

EQUIPE NAVEGA SÃO PAULO - RIFAINA

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

5ª aula

Modalidades de Canoagem

Existem várias modalidades das quais se destacam o Freestyle, Canoagem Oceânica, Caiaque-Pólo, Maratonas, Canoagem Velocidade,Canoagem Slalom. As duas últimas modalidades olímpicas.

Canoagem velocidade (Sprint)

A Canoagem Velocidade é a disciplina mais conhecida da canoagem. Esta modalidade da Canoagem desenrola-se normalmente em canais construídos artificialmente, com 2.000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade, sendo todo o percurso de nove pistas balizado. As competições disputam-se em embarcações muito elegantes e rápidas, mas muito instáveis, denominadas de: Caiaque (K1, K2 e K4) e Canoa (C1 C2 e C4). Nas canoas apenas competiam os homens. A partir de 2007 a Federação Internacional de Canoagem reconheceu a prática da mulher na Canoa. O continente americano é pioneiro nessa modalidade.
Nos Jogos Olímpicos, realizam-se competições nas distâncias de 500 e 1000 metros. Em campeonatos mundiais e campeonatos continentais além das distâncias olímpicas realizam-se ainda competições de 200 metros. A modalidade é praticada em embarcações de 1, 2 ou 4 pessoas. Sendo praticada em Caiaque denomina-se de K1, K2 e K4 conforme o número de tripulantes da embarcação, sendo em Canoa denomina-se de C1, C2 e C4 respectivamente.

Canoagem slalom

Modalidade olímpica desde 1992, a Canoagem Slalom é praticada com caiaques ou canoas em águas rápidas, em percursos que variam entre 250 e 300 metros, definidos por "portas", que o canoeiro deve percorrer sem faltas e no menor tempo possível.
Nas Olimpíadas, a modalidade é disputada nas categorias K1 (M/F), C1 e C2. Nos Campeonatos Mundiais, existem provas disputadas por equipe, com três barcos de cada categoria. Veja as características dos barcos da Canoagem Slalom:
K1 - Caiaque para uma pessoa. Comprimento mínimo: 3,50 m. Largura mínima: 0,60 m. Peso mínimo: 9 kg. C1 - Canoa para uma pessoa. Comprimento mínimo: 3,50 m. Largura mínima: 0,65 m. Peso mínimo: 10 kg. C2 - Canoa para duas pessoas. Comprimento mínimo: 4,10 m. Largura mínima: 0,75 m. Peso mínimo: 15 kg.

Freestyle / Rodéu

O Freestyle é uma das mais recentes variantes da canoagem. Foi oficialmente reconhecida pela Federação Internacional de Canoagem em Outubro de 2004. O objectivo da competição de Freestyle é realizar num determinado tempo várias manobras com a embarcação numa onda de rio, e obter uma pontuação com base na quantidade de movimentos e variedade de figuras conforme uma tabela preestabelecida.

Canoagem oceânica

A Canoagem Oceânica é uma disciplina da canoagem que consiste em realizar um determinado percurso no mar. São utilizadas embarcações específicas, devido às variadas condições que se pode encontrar ao decorrer da prova.

Caiaque-pólo

O Caiaque-Pólo é uma disciplina de canoagem que se disputa numa área de jogo de 35 por 23 metros, delimitada em piscinas, rios ou lagos, e cujo objectivo consiste na marcação do maior número de golos na baliza adversária, que tem com um por 1,5 metros e está suspensa a dois metros da superfície da água.
Os encontros têm duas partes de 10 minutos e são disputados por duas equipas de cinco elementos (três suplentes com substituições ilimitadas), podendo a bola ser jogada com a mão ou a pagaia.

Canoagem maratona

A Canoagem Maratona disputa-se com as mesmas embarcações da Canoagem Velocidade, apenas diferindo no facto de serem mais leves. As competições realizam-se em distâncias superiores a 15 km. Durante a competição, os atletas são obrigados a realizar um ou mais percursos em terra correndo com a embarcação na mão, percurso durante o qual aproveitam para se alimentar e hidratar.

Turismo / Aventura

Turismo e aventura é uma especificidade da canoagem que não se enquadra nos padrões de desporto de competição. O objectivo principal desta variação é a aproximação do homem com a natureza favorecendo a compreensão da sua grandiosidade e consequentemente o respeito a mesma, transformando-os em agentes multiplicadores dessa acção. Ao mesmo tempo, na sua prática, não despreza os benefícios gerados pela actividade desportiva, pois nesta modalidade os envolvidos na grande maioria das vezes empregam seus esforços em "passeios" de longa distância que trazem enormes benefícios ao sistema cardio-pulmonar, requerendo dos praticantes que mantenham-se com um bom nível de aptidão física. Isso implica na manutenção de hábitos saudáveis de vida tanto no campo alimentar como em outras actividades físicas complementares que manterão seus níveis de força e capacidade cardio-pulmonar.
Os locais onde essa modalidade pode ser desenvolvida são os mais diversos: rios, represas, lagos, mares e oceanos (para os mais destemidos e experientes).
Deve-se escolher a embarcação mais adequada para a situação a ser enfrentada. Os caiaques do tipo oceânico são os mais propícios para remadas que envolvam longas distância, são rápidos e possuem compartimento de carga que permitem levar provisões. A canoa canadense, para águas abrigadas (rios, represas, lagos), são uma opção interessante, não são tão rápidas quanto os caiaques, mas possuem uma capacidade imensamente superior para o transporte de carga. Numa expedição que envolva vários dias, uma ou mais canoas canadenses são bem vindas, nelas poderão ser transportados equipamentos maiores além de acomodarem com conforto duas pessoas.

Canoagem onda

Modalidade que vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos. No Brasil, se divide em duas classes: Kayak Surf e Waveski. No Kayak Surf, o atleta surfa dentro de um caiaque especialmente produzido para isso. O Waveski é praticado sobre uma prancha desenvolvida para ter melhor flutuação e estabilidade na onda. O praticante usa um remo com duas pás e fica preso à prancha por um cinto, mantendo os pés encaixados numa pedaleira junto ao bico. Muitas vezes a expressão Canoagem Onda é usada para identificar apenas o Kayak Surf.

4ª aula

CANOAGEM

HISTÓRIA:- No séc XVI historiadores já registram a utilização de canoas na América do Norte utilizando peles e madeiras, embarcações leves e rápidas, próprias para enfrentar os rios canadenses.
Em Berlim o caiaque adquiriu seu espírito de nobreza na categoria velocidade. Nas Olimpíadas de Munique (Alemanha), em 1972 a modalidade “Slalom” apareceu como esporte de demonstração. Vinte anos depois nas Olimpíadas de Barcelona o slalom teve sua presença no quadro de medalhas.

NO BRASIL:- Teve início na década de 70, apesar de no Rio Grande do Sul já ser praticada desde 1943 na cidade de Estrela.
José Winguer, alemão,nascido em 1915, que residiu em Porto Alegre, mudou-se para Estrela e ao conhecer o rio Taquari resolveu construir o primeiro caiaque da região, o que deu inicio a primeira fábrica de “regatas”.

MOVIMENTO BASICO DA REMADA NO CAIAQUE

Ao entrar com a pá do remo na água para dar impulso ao caiaque, procure fazer como se fosse cortar um pedaço de bolo e trazê-lo para si. Para isso, gire um pouco seu ombro ao lançar a remada, incline o corpo para frente do caiaque para buscar a água e puxe-a para trás girando o troco enquanto retorna o corpo para o encosto do acento, terminando o movimento da remada girando levemente o corpo como se estivesse acompanhando com o olhar a pá que segue em direção a popa, sem movimentos bruscos.

Remar cadenciado com a inércia do barco irá fazer você aproveitar mais a remada, sem colocar força e ter um movimento suave, contínuo do barco.
Num caiaque com leme, basta o leme ser movido em ângulo que o caiaque responderá para o lado que se moveu o leme. 
Na navegação com o remo, podemos mudar o caiaque de direção realizando dois métodos:
1 - Remar do lado contrário ao que desejamos direcionar o caiaque para que ele vá atendendo nosso desejo gradativamente. Isso pode ser demorado e em alguns casos atrapalha nosso intento, principalmente se há correnteza, e perdemos o ponto desejado, por exemplo: você vê uma fruta pendendo em um galho de árvore e deseja pegá-la. Se você remar somente do lado oposto ao que se encontra a fruta, você poderá passar do ponto e acabar desistindo, para não remar contra a correnteza.
2 - Usar a pá do remo como se fosse um leme. Nessa técnica o caiaque irá atender imediatamente. Para isso basta você colocar a pá do remo na água, perto da popa do caiaque, formando assim um leme do lado que você quer direcionar o barco. Quanto mais próximo da popa será melhor a dinâmica do giro, como um compasso que você coloca a ponta no papel e gira o lápis para fazer um círculo. Se você colocar a pá do remo próximo ao centro do caiaque, ele irá girar mais lentamente. Caso você tenha que girar rapidamente e ao mesmo tempo diminuir rapidamente a  velocidade do caiaque, coloque a pá na água do lado que você quer direcionar de forma a ficar o remo na perpendicular do comprimento do caiaque, pois a pá funcionará como um freio hidrodinâmico e o barco irá girar enquanto diminui a velocidade rapidamente.
Remar para trás irá fazer com que o barco gire para o lado que se está remando e fará o barco diminuir a velocidade drasticamente. Remar para trás é colocar a pá do remo na direção da popa e trazer a água na direção da proa, o contrário do movimento normal da proa para popa.
Num caiaque simples, para parar o barco rapidamente mantendo o rumo, basta colocar a pá do remo na perpendicular do barco e quando ele começar a girar, colocar a pá oposta do remo no outro lado, também na perpendicular, e repetir a alternância de pá até o caiaque parar.
                           

Imagine agora você conversando e de repente surge um galho de árvore na frente do caiaque. Nunca incline seu corpo para o lado do caiaque, pois ele tenderá a girar e você irá parar na água. A forma correta é curvar o seu corpo para cima de suas pernas e o remo pode ser usado como defesa de sua cabeça, colocando-o no sentido da proa (frente) para a popa (trás) de forma a não se agarrar nos galhos e levantá-lo para que não atinja seu corpo. Nessas situações, o colete salva-vidas irá te ajudar a evitar pancadas em suas costas e evitar se arranhar com pontas e espinhos que existir na planta.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

PROMOÇÃO GOOGLE DOODLE 4




  • …Toda criança terá uma escola
  • …Vamos plantar mais árvores que prédios
  • …Os políticos serão super-heróis
E você, o que pensa sobre o futuro do Brasil?
Solte a imaginação e participe da competição Doodle4Google.
Você já reparou que em diversos eventos o Google costuma brincar com o seu logo?
Chamamos esse logo especial de "Doodle".
O Google então decidiu abrir esta brincadeira paraestudantes de 6 a 15 anos e permitir que seus desenhos apareçam no lugar do logo.

Esta competição é chamada de Doodle4Google e mais de 300 mil alunos já participaram ao redor do mundo.
Agora chegou a sua vez!
Pela primeira vez o logo do Google será desenhado por um estudante brasileiro.
O tema da primeira edição é "O Brasil do Futuro".
Solte a criatividade e desenhe sua versão do logo do Google mostrando o que você espera do futuro do Brasil.

O seu desenho pode parar na página inicial do Google Brasil e você pode ganhar:
Para ajudar-nos na difícil escolha do desenho vencedor, contamos com uma lista de Jurados Especializados na arte de desenhar. Cartunistas e ilustradores consagrados nos ajudarão a escolher os finalistas desta competição e participarão da cerimônia de premiação em Dezembro.
Para saber como participar, acesse a opção "Como Participar" .
Além de ter o seu desenho na página inicial do Google Brasil, nós também teremos alguns prêmios muito especiais para o ganhador e sua escola. Saiba mais na opção "Regras e Prêmios".
Ao participar você e o Google ajudam a construir o futuro do Brasil pois cada desenho recebido, vamos plantar uma árvore*.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

3ª AULA

REMO

DEFINIÇÃO:- Esporte ao ar livre, praticado por pessoas de todas as idades. Os canois são deslocados pela força de um ou mais remadores que ficam sentados de costas para a direção do barco, tendo ou não timoneiro, usando remos como alavancas.

HISTÓRIA:- Modalidade olímpica desde 1908, inicialmente era utilizado por necessidade de transportar-se sobre a água. Esse barco era feito de troncos de arvores e impulsionados por vergas, mais tarde unindo-se os troncos obtiveram a jangada e só tempos depois chegando a forma do remo conhecida hoje.

REMO NO BRASIL

ORIGEM:- Na Amazônia (séc XVII), as primeiras embarcações apareceram nos grupos indígenas. Os remadores (remeiros), devido aos aspectos fisiográficos da região, eram e são até hoje de fundamental importância pois criaram o regatão.

HISTÓRICO:- Teve seu inicio no Rio Grande do Sul no ano de 1888, por iniciativa de colonizadores alemães, ainda durante a Monarquia. Em São Paulo começou no Clube de Regatas Santista (Santos-SP) fundado em 30 de abril de 1893, realizando a primeira regata em 16 de julho de 1893.
Fundado em 1 de novembro de 1899, o Clube Espéria, foi o primeiro a introduzir a modalidade na capital paulista, e o local de treinamentos era as águas ainda limpas do rio Tietê.

REGATÃO:- Pequena canoa, que anda pelos rios e igarapés, andam de roça em roça vendendo artigos manufaturados ou realizando permutas por gêneros alimentícios.

CANOE:- Barco para iniciantes, pesa em torno de 27Kg e possui em média 7 metros de comprimento.

ACESSÓRIOS

FINCA PÉ:- Suporte ajustável aonde o atleta apóia os pés em uma espécie de sapato.

CARRINHO:- Assento de madeira ou plástico, com dois eixos de metal e quatro rolamentos de fibra que deslizam sobre o trilho permitindo o movimento de pernas da remada.

TRILHOS:- Superfície onde corre o carrinho.

BRAÇADEIRA:- Conecta a forqueta ao barco, sendo parafusado no casco.

FORQUETA:- Serve para apoiar o remo na chumaceira, tendo formato de U. Está posicionada na ponta da braçadeira.

LEME:- Peça de madeira ou fibra que articula a direção do barco.

BOLINA:- Tem a mesma função do leme, sendo que a bolina é fixa, epécie de pequena barbatana localizada na parte externa do casco.

REGULAGEM:- Ajuste de todos os dispositivos anteriores ligados ao barco, com o intuito de ajudar o remador a ficar mais a vontade e assim poder melhorar sua performance. 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

CAPEÕES DA MINI COMPETIÇÃO DE INAUGURAÇÃO

 KATREEN E CAIO NOSSOS CAPEÕES DAS PROVAS DE CAIAQUE

INSTRUTORA LUCIENE BARBIERATO, COORDENADOR GEORGE AUGUSTO E A ALUNA KATREEN

sábado, 2 de outubro de 2010

INAUGURAÇÃO OFICIAL 04 DE OUTUBRO DE 2010

O núcleo do projeto Navega SP existente em Rifaina voltou a todo vapor e já conta com a participação de mais de 80 alunos. O lançamento do projeto 2010 será nesta segunda-feira, 04/10, às 13h30, na sede do Projeto Navega SP, na Avenida Calixto Jorge - Calçadão da Praia. A partir das 14h30 serão iniciadas as competições de remo e canoagem entre os alunos participantes do projeto e ex alunos, professores e ex professores, com o intuito de servir de exemplo para os alunos iniciantes.


As provas serão de canoagem feminina e masculina e remo masculina
O objetivo desse projeto é desenvolver a prática dos esportes náuticos olímpicos do remo e canoagem para jovens com idade entre 10 e 15 anos e que sejam estudantes da rede pública de ensino. 
O Navega SP também busca desenvolver e fortalecer conceitos de sustentabilidade ambiental, ligados a rotina das aulas,  rios e represas, coleta de detritos jogados nas águas e margens e estudos do meio.



terça-feira, 28 de setembro de 2010

DIA DE CAPACITAÇÃO

FORAM MUITO LEGAIS AS AULAS COM OS INSTRUTORES FELIPE PANIZA E BRUNO BASINI.......









AOS NOSSOS NOVOS AMIGOS FELIPE E BRUNO SEMPRE QUE QUISEREM VIR DA UMAS REMADAS AQUI EM RIFAINA SERAM BEM VINDOS

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MATERIAL DA PRIMEIRA E SEGUNDA SEMANA DE AULA

PRIMEIRA SEMANA DE AULA

PROJETO NAVEGA SÃO PAULO
NÚCLEO RIFAINA

  • APRESENTAÇÃO :- NÚCLEO RIFAINA

  • EQUIPE :- COORDENADOR, GEORGE AUGUSTO / PROFESSORA,

LUCIENE BARBIERATO / MONITORES, PEDRO IVO E CLEYTON


  • REGRAS DO PROJETO:-

  1. PONTUALIDADE (HORÁRARIO),

  1. COMPORTAMENTO (DISCIPLINA),

  1. NÃO SERÃO PERMITIDOS OBJETOS QUE NÃO FOREM DE USO DO PROJETO,

  1. UNIFORME (APARTIR DO MOMENTO QUE FOR DISTRIBUIDO),

  1. ATENÇÃO ( VOZ DE COMANDO DOS PROFESSORES E MONITORES),

  1. RESPEITO (COM OS PROFESSORES E COM OS COLEGAS),

  1. COLETE SALVA VIDAS (OBRIGATÓRIO APARTIR DO MOMENTO QUE SAI DA SEDE PARA A AULA)

  1. BARCOS INDIVIDUAIS (PARA UM ALUNO)

  1. EQUIPE (TODOS DEVEM SE AJUDAR MUTUAMENTE, COMPANHEIROS)

·        CAIAQUE E REMO :-  1ª ETAPA CAIQUE

·        ATIVIDADES :- PRÁTICAS TEÓRICAS E AMBIENTAIS.


·        AVALIAÇÕES :- PRÁTICAS E TEÓRICAS


·        RECREAÇÃO :- PRATICAS AQUATICAS E PASSEIOS


·         COMPETIÇOES:- INTERNAS ( EM RIFAINA) , E EXTERNAS  ( FORA DA CIDADE)

PRIMEIROS DIAS DE AULA




segunda-feira, 13 de setembro de 2010

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

RIFAINA ESTA EM FESTA

HOJE RIFAINA ESTA EM FESTA, CHEGARAM AS NOVAS EMBARCAÇÕES E OS UNIFORMES  PARA O NOSSO NUCLEO......


MUITO BOM REMAR NESSAS EMBARCAÇÕES... PERFEITO...



OS UNIFORMES E OS COLETES QUE CHEGARAM SÃO SIMPLESMENTE LINDOS.....



sexta-feira, 16 de julho de 2010

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Essas fotos ficaram simplismente perfeitas. Elas exibem exatamente a beleza do Rio Grande de Rifaina